ANTES DA PAIXÃO

Oh, Tu assim o quiseste, não devias
ter nascido do corpo de uma mulher:
é preciso extrair Salvadores de montanhas ínvias,
onde se separa o que é duro de outra dureza qualquer .

Não  Te dá pena assim devastar
o Teu querido vale? Vê a minha fraqueza;
apenas tenho ribeiros de leite e lágrimas para ofertar,
e Tu viveste sempre nessa sua largueza.

Com tal excesso me foste prometido
por que não saíste de mim em estado selvagem?
Se apenas de tigres precisas para ser dilacerado,
porque fiz na casa das mulheres a aprendizagem

De um pequeno vestido puro e macio Te tecer
sem que nele te pudesse magoar a aspereza
da menor costura; assim foi todo o meu viver,
e agora de súbito transtornas a Natureza.

Rainer Maria Rilke, A Vida de Maria, Portugália Editores, 2008, or. 1913 (tradução de Maria Teresa Dias Furtado)

Sem comentários:

Enviar um comentário